Read English version of this Guide.
Return to translated articles index

Translated by : Filipe Drumond

Editando videos no VirtualDub

 

Estou certo que você está começando a compreender, o Virtual Dub é um dos mais fáceis de usar contudo é a mais útil ferramenta de edição de video que você encontra. Mas eu ainda recebo um monte de e-mail perguntando como você corta e redimensiona arquivos de video, reduzir ruídos, adicionar logos ou outros efeitos legais com ele. Isto é o que este artigo explica. O VirtualDub pode fazer todas estas coisas e muito mais, muito mais! Não há necessidade de explicar em detalhes absolutamente nada do que ele pode fazer, porque depois que você leu este guia, você  terá a idéia e será ábil para aplicar este conhecimento em qualqur coisa que você quiser.

Formatos de Edição de Video

Se você está indo editar e/ou comprimir um video usando VirtualDub ou qualquer outro pacote de edição de video, então quanto melhor o video original, melhor o resultado final você vai ter. Se você está capturando de uma sintonizadora de TV ou de uma placa de captura de video, use a configuração melhor que puder sem quebrar a cara. Por exemplo, provavelmente não há necessidade de capturar um video em 640x480 pixels se você vai redimensioná-lo de qualquer maneira a 352x240, porque não apenas isto vai levar um tempão mas isto vai gastar 2 vezes mais de espaço em disco. Dentro do possível, vc deveria capturar com audio de qualidade de CD (16 bit, 44100 Hz) e no framerate padrão da TV (25 fps para PAL TV e 29.97 fps para NTSC). Geralmente, capturando para MJPEG vai produzir os melhores resultados e vai ser o formato mais fácil para editar. Para maiores detalhes sobre captura de video, confira meu guia de captura Aqui.

Comprimindo um arquivo comprimido

Porque não comprimir logo para Mpeg ou DivX, eu escuto você choramingar!? Bem, você pode, mas não esqueça que se você está indo redimencionar ou aplicar quaisquer filtros a um arquivo de video, ele deve ser recomprimido novamente! Isto não e um defeito do VirtualDub, todo pacote de edição de video é a mesma coisa! Por ex, não é uma boa comprimir um video DVD em DivX e então abrí-lo para redimensioná-lo ou cortá-lo porque para resalvar este arquivo, vc vai precisar de recomprimí-lo para DivX novamente. Como você pode imaginar, se o video é longo, ele poderia levar um longo tempo. E desde todos os formatos que conheço (exceto Huffyuv e AVI não-comprimido), comprimir por descartar pequenos detalhes, cada vez que você recomprime, alguma qualidade do video é perdida! Como vc pode ver, faz sentido ter certeza que o arquivo seja o melhor possível.

Antes que eu comece, você vai precisar:

VirtualDub 1.4c (ou mais atual)

 

CORTANDO & REDIMENSIONANDO VIDEOS

Abra seu arquivo de video no VirtualDub indo em File>Open video file...

Selecione File>Filters

Pressione o botão Add... (A)

Abre-se uma lista de todos os filtros que podem ser aplicados ao arquivo de video. Escolha o filtro chamado Null Transform.

Sim, eu sei, um fantástico nome "null transform" ele não é. Mas pressione OK e nós voltamos a esta janela. Pressione o botão Cropping...(B)

Abre-se a janela cropping (abaixo). Use a barra de rolagem e os botões de movimentação de quadros para encontrar uma boa parte do video que você possa ver claramente onde você precisa cortar. Então mude os números dos 4 campos: X1, X2, Y1 ou Y2. Cada campo representa um dos 4 lados da janela. Simplesmente aumente ou diminua o valor e você vai vê-lo cortar em frente de seus olhos J

Quando estiver terminado, pressione OK.

Isto é tudo! Quando você resalvar o video no VirtualDub, o novo video salvado irá ser cortado. Mas não esqueça que você precisa recomprimir novamente quando você salvá-lo ou ele não vai funcionar. O corte é útil especialmente para tirar qualquer barra da bordas da tela que geralmente aparece com capturas de sintonizadoras de TV.

Redimensionar é fácil, vá até File>Filters

Nesta hora aperte Add... e selecione o filtro resize.

Abrirá esta janela. Apenas digite na nova largura (new width) e na nova altura (new height). Então selecione Precide bicubic do modo de filtro(filter mode). O Bilinear é melhor para encolher imagens e bicubic é melhor para alargar. O Nearest neighbor é o mais rápido mas dá a mais baixa qualidade para qualquer coisa a não ser a formas simples.

Você pode escolher o botão show preview para ver como ele está. É importante lembrar que se você intensiona em comprimir o video em DivX (ou de fato muitos outros formatos), o tamanho do formato final do seu filme deveria ser múltiplo de 16 pixels. Algumas vezes, eles precisam apenas serem múltiplos de 8 pixels e algumas vezes(muito raramente) eles precisam ser múltiplos de 32 pixels. Como no exempo, um video de 352x288 vai ser comprimido em DivX sem problemas, mas um de 351x288 não vai!

Ordem dos Filtros

Os filtros do VirtualDub são executados em uma ordem específica. O que estiver no topo vai ser executado primeiro e o que estiver mais em baixo da lista vai ser o último a ser executado.

O efeito que a ordem faz no video pode parecer sem importância, mas ela é um ponto importante. Vamos dizer, por exemplo, que você quis redimensionr um video de 704 x 576 para 352 x 288, mas você também quis aplicar filtros para dar constraste(sharpen) a imagem. Se você colocar primeiro o filtro de sharpen na lista, ele levaria 2 vezes mais tempo quando você tentar salvá-lo! Isto é óbvio porque leva duas vezes mais tempo para dar contraste a um filme duas vezes maior. Seria muito mais rápido para dar contraste a imagem depois de a imagem ter diminída. Por causa disto, o VirtualDub tem dois botões chamados ‘Move up’ e ‘Move down’ que permite-nos mover a ordem dos filtros para cima e para baixo.

 

PROCESSANDO ISTO

Quando você teminar, todos os filtros irão ser aplicados ao arquivo de video que você salvar. Agora você escolhe o formato final que você quer que o video seje. Você pode, é claro, usar qualquer formato de video que o VirtualDub oferece, mas apenas para ilustrar, se você quis fazer isto com o DivX, isto é como você irá fazer:

Vá para: ‘Video > Compression...

Abre-se o seguinte box abaixo. Escolha Mpeg-4 Low Motion e clique no botão configure (destacado em vermelho).

Então abre-se as opções do codec. Use um dos calculadores de bitrate que pode ser baixado do Digital Digest para ter certeza que o filme vai encaixar no tamanho que você precisa. Geralmente qualquer filme de 650 kbps vai caberá em um CD, mas você pode geralmente partí-lo com 900 a 1000kbps para um filme VCD de 352x240, para melhor qualidade, veja meu guia de qualidade se você não tem ceteza sobre configurações corretas de bitrate.

Compressão de Audio

Agora selecione a configurações de audio indo em: Audio > Full processing mode (então um ponto preto aperece do lado dele).

Então, Audio > Compression.

Abre-se este box abaixo. Escolha  Mpeg Layer 3 ou Divx ;-) Audio 64kbps, 441kHz, stereo. E pressione OK.  

Isto é tudo! Save AVI...

Ok, isto é tudo por hoje. Confira a parte dois e eu vou tentar explicar um pouco mais de truques =)